segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um evento escolar marcante

No dia 16 de maio de 2009, as mais de quatrocentas famílias da comunidade escolar do Geteco viveram momentos de fé, alegria e trabalho pedagógico.

Iniciamos a nossa manhã com uma bênção da família, conduzida pelo pastor Flávio, que é nosso funcionário, juntamente com o padre Cleber, pároco local.

O professor Antônio Marco fez uma profunda e importante reflexão sobre a família nos dias de hoje.

E para coroar, tivemos a apresentação da Orquestra-Escola de Venda Nova, que nos brindou com peças do Barroco e, especialmente para as mães "Carinhoso"de Pixinguinha. Foi uma manhã mágica trazida pelo Maestro Alarico e nosso ex-aluno Waldir, juntamente com os jovens violinistas e flautistas.

Após esta maravilhosa apresentação, passamos para a parte de aprovação da verba do PAP - Projeto de Ação Pedagógica, para os mais de vinte e sete projetos propostos pelo corpo docente e direção. A Assembléia votou os projetos e pôde vislumbrar as ações pedagógicas que serão oferecidas ao corpo docente e discente.

Encerramos a manhã com a entrega dos boletins referentes à primeira etapa do ano letivo.

Texto escrito pela professora Luzia Siqueira, diretora da escola.

O bom da Matemática

Há cinco anos o Geteco realiza o projeto "O Bom da Matemática" sob a coordenação do professor Antonio Marco. Sua finalidade é valorizar os conhecimentos matemáticos que você adquiriu durante sua vida acadêmica e durante o ano letivo.

Para participar é muito fácil, basta ser um bom aluno na matéria, conforme critérios pré-estabelecidos tais como: pontualidade, disciplina, responsabilidade e gostar do assunto.

A avaliação será durante o ano e o seu professor apontará os melhores alunos que serão homenageados em uma grande festa.

Conquiste seu espaço e seja O Bom!

Texto escrito pela professora Alexandra Ferreira.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tudo o que eu precisava realmente saber, aprendi no Jardim de Infância

Tudo que eu realmente preciso saber sobre a vida...como ser....aprendi no jardim da infância. Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância.

Compartilhar, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro.

Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar todos os dias, nos faz muito bem.

Tirar uma soneca à tarde, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.

Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim!

Peixinhos dourados, ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um um dia. E nós também.

Tudo que você realmente precisa saber está aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você...

Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.

Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro.

E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!

Robert Fulghum

quarta-feira, 20 de maio de 2009

14 Conselhos para ter um infarto feliz

Ernesto Artur
A vida é uma só, e depende de como você a leva.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos, pelo menos uma parte do dia.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias,conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários,encontros, reuniões, simpósios etc. Negar passa a imagem de fraqueza.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes, sempre com comida, bebida e cigarro.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Não tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Não confie nas intenções de mais ninguém da sua empresa, ninguém está interessado no sucesso dela!
11. Sempre faça com que os colegas de trabalho e/ou subalternos sintam uma certa insegurança em relação à estabilidade no emprego, assim você tem o domínio da empresa, da vida, das pessoas. Você tem a força!
12. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles vão te deixar tinindo.
13. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
14. E por último o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Eu sou a minha própria religião.

Então? Você faz parte desse time? Se fizer, ainda está em
tempo de rever suas atitudes.

domingo, 17 de maio de 2009

Geteco - E tudo começou assim...

O candidato a vereador professor Rogério Vidigal e o candidato a deputado estadual professor Orlando Vaz Filho prometeram à comunidade do Bairro Rio Branco e adjacências a construção de uma escola modelo.


A Sudecap elaborou o projeto arquitetônico, com a supervisão do professor Guilherme de Azevedo Lage, então diretor do Colégio Municipal de Belo Horizonte e do Colégio Marconi.


A princípio a escola seria um anexo do Colégio Municipal, com administração direta do professor Guilherme Lage e de toda a sua equipe. Fazia parte dessa equipe a professora Márcia Pacheco indicada para idealizar a escola.


A preocupação era a construção de uma escola que fugisse dos padrões arquitetônicos da época, trazendo um novo conceito de escola: espaçosa, arejada, arborizada, com salas enormes, auditório, refeitório, biblioteca, laboratórios, quadras, piscina, ginásio coberto, oficinas profissionalizantes, gabinete médico e dentário, salas de educação artística, instalações para os funcionários, oficinas de manutenção, área verde para recreação infantil, estacionamento para professores, funcionários e visitantes. Uma escola de sonho, que atendesse a alunos da pré-escola até o segundo grau.


Como não poderia deixar de ser, algumas decisões políticas alteraram o projeto inicial...
Surgiram os primeiros alunos encaminhados . Onde colocá-los, se a escola ainda estava sendo construída? A comunidade pressionou e tudo começou em março de 1979 , com uma aula inaugural dada pela professora Márcia Pacheco, no estacionamento de terra. Com a intenção de homenagear um ex-diretor presidente do Jornal Estado de Minas o nome escolhido foi Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, dado pelo professor Orlando Vaz Filho. Mais tarde passou a ser chamado carinhosamente de "GETECO".
E como todo começo, as condições iniciais eram bem precárias. Maio de 1979. Numa sala improvisada de tijolos, sem luz, sem água, só com carteiras e quadro negro, os professores foram chegando e se acomodando. Chegaram as primeiras carteiras. Os diários de classe eram emprestados do Colégio Municipal. Os outros pertences eram um relógio de parede, uma frigideira grande e um pequeno fogão a gás. A limpeza era feita com a ajuda dos alunos e seus pais, a água era fornecida por uma mãe de aluno através de uma mangueira.
O primeiro mimeógrafo, o telefone, os laboratórios, o material para as aulas de Educação Física, a banda de música, as ferramentas para as aulas de Práticas Agrícolas e Industriais, as máquinas de escrever, os livros da Biblioteca, a máquina de passar filmes(16 milímetros), as bandeiras, as medalhas e tudo o mais foi sendo adquirido com a contribuição dada pelos pais para a caixa escolar.


E a escola foi crescendo. O trabalho era organizado através de coordenações de áreas, do serviço de Supervisão pedagógica, do serviço de orientação Educacional, das coordenações de turno e da direção. Os projetos foram surgindo e os alunos se envolvendo incondicionalmente.


O professor José Luiz, de Matemática, é um dos professores que está na escola desde sua fundação. Segundo ele "era uma escola diferenciada pela sua estrutura física, pela cobrança, pelo nível dos alunos e professores, pela diretoria rígida e competente. O interesse pela escola era tanto que os pais não aceitavam que seus filhos ficassem fora dela e chegavam a entrar na Justiça para conseguir uma vaga. A escola chegou a ser fechada por um tempo para que a situação fosse investigada."


E a escola continuou crescendo, novos projetos surgiram, mudanças pedagógicas aconteceram, o que tornou a escola preferida pelas famílias da redondeza e até de longe. O Ensino Médio foi implantado. Continuava a disputa por vagas.
Vários eventos aconteceram, "com a quadra poliesportiva repleta de alunos e convidados, com atividades diversificadas, sejam comemorações de datas nacionais ou mesmo festas juninas. E as feiras educativas então, quanta saudade!"- relembra a professora Vera.


E aqui chegamos. São trinta anos de história. E uma história bonita!
"Várias e várias gerações, que aqui passaram, viveram experiências indescritíveis, deixaram marcas indeléveis e uma saudade imensa. O amor é contagiante e, ao longo deste tempo, basta transpor a porta de entrada que me revisto de paixão por esta escola, pelos meus queridos alunos, por meus incansáveis colegas professores e funcionários e pelo desafiador trabalho aqui realizado."diz a professora Alaíde.
Parabéns, Geteco! Valeu a pena!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Primeiro contato

Bem-vindo ao Jornal do Geteco!
É nossa intenção mantê-lo informado sobre assuntos relacionados à nossa escola e outros que possam interessar a você. Será um prazer para nós mantermos esse contato e saber o que você pensa.
O nome da nossa escola é Geraldo Teixeira da Costa e fica na região de Venda Nova em Belo Horizonte.
Até nosso próximo contato.