sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Passeio socrático

Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas:"Estou apenas fazendo um passeio socrático." Diante de seus olhares espantados, explico:

"Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:

"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz".

Coisas do cérebro

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Letras embaralhadas


De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw de bloa!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sobre a vírgula…

virgula
Vírgula pode ser uma pausa ou não.
Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro.
R$23,4.
R$2,34.
•Pode ser autoritária.
Aceito,obrigado.
Aceito obrigado.
•Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
•E vilões.
Esse, juiz é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
•Ela pode ser a solução.
Vamos perder,nada foi resolvido.
Vamos perder nada,foi resolvido.
•A vígula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
Uma vírgula muda tudo.

terça-feira, 7 de julho de 2009

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quantas vezes?

Um certo dia um discípulo chegou para o seu mestre e perguntou:
- Mestre, por que devemos ler constantemente a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo tudo que lemos? Somos obrigados a constantemente ler de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:
- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.
O discípulo olhou pra o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:
- Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?
O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:
- Que cesto furado não segura água.
O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:
- Então meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
O mestre, por fim, concluiu:

- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa na verdade, é que através deste processo maravilhoso a sua mente e a sua vida ficam limpas, mediante o poder da palavra, porque a fé vem pelo ouvir, e ao ouvir praticar, tendo como resultado um milagre divino em sua vida, tornando-o a imagem e semelhança de CRISTO!

Deus te abençõe!!!

Coma frutas!

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.A fruta é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio . Por quê?? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? Na maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida .

O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarouque fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares. Vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Responda, se puder.

Como se escreve zero em algarismos romanos???

Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo??

Por que os filmes de batalha espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo???

Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha???

Por que quando aparece no computador a frase 'Teclado Não Instalado', o fabricante pede para apertar qualquer tecla???

Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto???

Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra Pequeno'??

Por que 'Separado' se escreve tudo junto e 'Tudo junto' se escreve separado???

Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco???

Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua???

Por que quando a gente liga para um número errado nunca dá ocupado???

Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca??

O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9002, tem qualidade certificada por quem???

Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo???

Como foi que a placa 'É Proibido Pisar na Grama' foi colocada lá???

Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: 'Onde foi que você perdeu?'

Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo???
Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho???

sábado, 20 de junho de 2009

Revista 30 ANOS




Um dos projetos do Geteco para este ano é uma revista que terá como assunto a comemoração dos trinta anos do Geteco. Para que seja um sucesso, só falta a sua participação. Quem coordenará o projeto será a professora Alaíde, que sugeriu as seguintes pautas para a revista:


- 30 Anos na ponta da língua - 30 Anos na ponta do lápis:concurso de contos, charges, desenhos, poesias;


- Vivenciando a democracia na escola : texto que será escrito pela coordenadora do projeto;


- 30 Anos de Lutas - será abordado pela professora Angela Teles;


- Lições de Cidadania - Serviço Voluntariado : o que nossos alunos/professores fazem pela comunidade. Colher depoimentos, relatos...


- Concurso de fotos : fotos antigas e atuais;


- Curtas Geteco 30 Anos ;


- O GETECO na WEB;


- Projetos na Escola: Educação Ambiental, Escola Aberta, Iniciação ao Trabalho, publicações de alunos/professores etc.


- Artigos, Crônicas;


Converse com a sua coordenação ou seu professor e defina o que você pode fazer.


O material deve ser entregue até 30/06/09. Contamos com você!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um evento escolar marcante

No dia 16 de maio de 2009, as mais de quatrocentas famílias da comunidade escolar do Geteco viveram momentos de fé, alegria e trabalho pedagógico.

Iniciamos a nossa manhã com uma bênção da família, conduzida pelo pastor Flávio, que é nosso funcionário, juntamente com o padre Cleber, pároco local.

O professor Antônio Marco fez uma profunda e importante reflexão sobre a família nos dias de hoje.

E para coroar, tivemos a apresentação da Orquestra-Escola de Venda Nova, que nos brindou com peças do Barroco e, especialmente para as mães "Carinhoso"de Pixinguinha. Foi uma manhã mágica trazida pelo Maestro Alarico e nosso ex-aluno Waldir, juntamente com os jovens violinistas e flautistas.

Após esta maravilhosa apresentação, passamos para a parte de aprovação da verba do PAP - Projeto de Ação Pedagógica, para os mais de vinte e sete projetos propostos pelo corpo docente e direção. A Assembléia votou os projetos e pôde vislumbrar as ações pedagógicas que serão oferecidas ao corpo docente e discente.

Encerramos a manhã com a entrega dos boletins referentes à primeira etapa do ano letivo.

Texto escrito pela professora Luzia Siqueira, diretora da escola.

O bom da Matemática

Há cinco anos o Geteco realiza o projeto "O Bom da Matemática" sob a coordenação do professor Antonio Marco. Sua finalidade é valorizar os conhecimentos matemáticos que você adquiriu durante sua vida acadêmica e durante o ano letivo.

Para participar é muito fácil, basta ser um bom aluno na matéria, conforme critérios pré-estabelecidos tais como: pontualidade, disciplina, responsabilidade e gostar do assunto.

A avaliação será durante o ano e o seu professor apontará os melhores alunos que serão homenageados em uma grande festa.

Conquiste seu espaço e seja O Bom!

Texto escrito pela professora Alexandra Ferreira.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tudo o que eu precisava realmente saber, aprendi no Jardim de Infância

Tudo que eu realmente preciso saber sobre a vida...como ser....aprendi no jardim da infância. Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância.

Compartilhar, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro.

Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar todos os dias, nos faz muito bem.

Tirar uma soneca à tarde, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.

Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim!

Peixinhos dourados, ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um um dia. E nós também.

Tudo que você realmente precisa saber está aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você...

Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.

Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro.

E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!

Robert Fulghum

quarta-feira, 20 de maio de 2009

14 Conselhos para ter um infarto feliz

Ernesto Artur
A vida é uma só, e depende de como você a leva.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos, pelo menos uma parte do dia.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias,conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários,encontros, reuniões, simpósios etc. Negar passa a imagem de fraqueza.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes, sempre com comida, bebida e cigarro.
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.
8. Não tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Não confie nas intenções de mais ninguém da sua empresa, ninguém está interessado no sucesso dela!
11. Sempre faça com que os colegas de trabalho e/ou subalternos sintam uma certa insegurança em relação à estabilidade no emprego, assim você tem o domínio da empresa, da vida, das pessoas. Você tem a força!
12. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles vão te deixar tinindo.
13. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
14. E por último o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Eu sou a minha própria religião.

Então? Você faz parte desse time? Se fizer, ainda está em
tempo de rever suas atitudes.

domingo, 17 de maio de 2009

Geteco - E tudo começou assim...

O candidato a vereador professor Rogério Vidigal e o candidato a deputado estadual professor Orlando Vaz Filho prometeram à comunidade do Bairro Rio Branco e adjacências a construção de uma escola modelo.


A Sudecap elaborou o projeto arquitetônico, com a supervisão do professor Guilherme de Azevedo Lage, então diretor do Colégio Municipal de Belo Horizonte e do Colégio Marconi.


A princípio a escola seria um anexo do Colégio Municipal, com administração direta do professor Guilherme Lage e de toda a sua equipe. Fazia parte dessa equipe a professora Márcia Pacheco indicada para idealizar a escola.


A preocupação era a construção de uma escola que fugisse dos padrões arquitetônicos da época, trazendo um novo conceito de escola: espaçosa, arejada, arborizada, com salas enormes, auditório, refeitório, biblioteca, laboratórios, quadras, piscina, ginásio coberto, oficinas profissionalizantes, gabinete médico e dentário, salas de educação artística, instalações para os funcionários, oficinas de manutenção, área verde para recreação infantil, estacionamento para professores, funcionários e visitantes. Uma escola de sonho, que atendesse a alunos da pré-escola até o segundo grau.


Como não poderia deixar de ser, algumas decisões políticas alteraram o projeto inicial...
Surgiram os primeiros alunos encaminhados . Onde colocá-los, se a escola ainda estava sendo construída? A comunidade pressionou e tudo começou em março de 1979 , com uma aula inaugural dada pela professora Márcia Pacheco, no estacionamento de terra. Com a intenção de homenagear um ex-diretor presidente do Jornal Estado de Minas o nome escolhido foi Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, dado pelo professor Orlando Vaz Filho. Mais tarde passou a ser chamado carinhosamente de "GETECO".
E como todo começo, as condições iniciais eram bem precárias. Maio de 1979. Numa sala improvisada de tijolos, sem luz, sem água, só com carteiras e quadro negro, os professores foram chegando e se acomodando. Chegaram as primeiras carteiras. Os diários de classe eram emprestados do Colégio Municipal. Os outros pertences eram um relógio de parede, uma frigideira grande e um pequeno fogão a gás. A limpeza era feita com a ajuda dos alunos e seus pais, a água era fornecida por uma mãe de aluno através de uma mangueira.
O primeiro mimeógrafo, o telefone, os laboratórios, o material para as aulas de Educação Física, a banda de música, as ferramentas para as aulas de Práticas Agrícolas e Industriais, as máquinas de escrever, os livros da Biblioteca, a máquina de passar filmes(16 milímetros), as bandeiras, as medalhas e tudo o mais foi sendo adquirido com a contribuição dada pelos pais para a caixa escolar.


E a escola foi crescendo. O trabalho era organizado através de coordenações de áreas, do serviço de Supervisão pedagógica, do serviço de orientação Educacional, das coordenações de turno e da direção. Os projetos foram surgindo e os alunos se envolvendo incondicionalmente.


O professor José Luiz, de Matemática, é um dos professores que está na escola desde sua fundação. Segundo ele "era uma escola diferenciada pela sua estrutura física, pela cobrança, pelo nível dos alunos e professores, pela diretoria rígida e competente. O interesse pela escola era tanto que os pais não aceitavam que seus filhos ficassem fora dela e chegavam a entrar na Justiça para conseguir uma vaga. A escola chegou a ser fechada por um tempo para que a situação fosse investigada."


E a escola continuou crescendo, novos projetos surgiram, mudanças pedagógicas aconteceram, o que tornou a escola preferida pelas famílias da redondeza e até de longe. O Ensino Médio foi implantado. Continuava a disputa por vagas.
Vários eventos aconteceram, "com a quadra poliesportiva repleta de alunos e convidados, com atividades diversificadas, sejam comemorações de datas nacionais ou mesmo festas juninas. E as feiras educativas então, quanta saudade!"- relembra a professora Vera.


E aqui chegamos. São trinta anos de história. E uma história bonita!
"Várias e várias gerações, que aqui passaram, viveram experiências indescritíveis, deixaram marcas indeléveis e uma saudade imensa. O amor é contagiante e, ao longo deste tempo, basta transpor a porta de entrada que me revisto de paixão por esta escola, pelos meus queridos alunos, por meus incansáveis colegas professores e funcionários e pelo desafiador trabalho aqui realizado."diz a professora Alaíde.
Parabéns, Geteco! Valeu a pena!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Primeiro contato

Bem-vindo ao Jornal do Geteco!
É nossa intenção mantê-lo informado sobre assuntos relacionados à nossa escola e outros que possam interessar a você. Será um prazer para nós mantermos esse contato e saber o que você pensa.
O nome da nossa escola é Geraldo Teixeira da Costa e fica na região de Venda Nova em Belo Horizonte.
Até nosso próximo contato.